Livro [Tradução]: O outro Bispo Berkeley, de Costica Bradatan

Bradatan, Costica. O outro Bispo Berkeley: um exercício de reencantamento. Tradução de Jaimir Conte. Chapecó, SC: Editora Argos, Florianópolis: Editora da UFSC – 2023. 367 p.: 23 cm.. – (Perspectivas; 61)

ISBN: 978-65-88029-71-8 Editora Argos
ISBN: 978-65-58050-52-0 Editora da UFSC

Este livro propõe uma nova maneira de olhar para a filosofia do bispo e filósofo irlandês George Berkeley (1685-1753), mais conhecido pela negação da existência da matéria e pela defesa do idealismo e de teses empiristas. O autor, Costica Bradatan, aborda o pensamento de Berkeley do ponto de vista de suas raízes e influências em vez de como ele passou a ser interpretado posteriormente. Como o título sugere, o livro constitui um retrato alternativo de Berkeley, diferente da imagem predominante formada a partir de uma leitura de tendência analítica, que privilegia as suas obras da juventude, especialmente o Tratado sobre os princípios do conhecimento humano (1710) e os Três diálogos entre Hylas e Philonous (1713). Este outro retrato de Berkeley procura mostrar um filósofo que leu e escreveu livros sobre alquimia, que elaborou projetos utópicos e buscou as “ilhas felizes” e o “paraíso terrestre”. Bradatan procura mostrar que a nova atitude de Berkeley em relação ao mundo material ecoou a teologia dualista dos cátaros; que seu pensamento estava enraizado nas tradições platônicas, místicas e esotéricas; que ele via a filosofia como uma espécie de salvação e a ser praticada como um modo de vida. Bradatan retrata um Berkeley muito mais rico e realista, um pensador mais profundo e espetacular. Além de ser um estudo sobre o pensamento de Berkeley em particular, com análises das suas últimas grandes obras, Alciphron, ou o filósofo minucioso (1732) e Siris (1744), o livro é um excelente exemplo da compreensão do pensamento de um filósofo à luz da história da filosofia. Este livro é de interesse para estudiosos que trabalham em uma ampla variedade de campos do saber, desde filosofia e história das ideias até literatura comparada, estudos utópicos, estudos religiosos e medievais e teoria crítica.

Sumário

Agradecimentos 11

Introdução 15

1. George Berkeley e a tradição platônica 41

2. A filosofia como palimpsesto: conhecimento arquetípico em Siris 77

3. George Berkeley e a tradição do Liber Mundi 103

4. George Berkeley e a tradição alquímica 149

5. A filosofia como apologética 195

6. O “projeto Bermudas” de George Berkeley 239

7. George Berkeley e o catarismo 281

Conclusão 311

Notas 317

Referências 337

Índice remissivo 357

Sobre o autor 365

Sobre o tradutor 367

Conhecido pela defesa do imaterialismo, o filósofo irlandês George Berkeley (1685-1753) fez importantes contribuições para várias áreas fundamentais da filosofia (metafísica, filosofia da ciência, filosofia da matemática, filosofia da linguagem, filosofia da religião, economia, política e moral). Essas contribuições se destacam pela originalidade, rigor argumentativo e impressionante vitalidade, prestando-se a inúmeras leituras analíticas contemporâneas. Este livro, no entanto, oferece um retrato diferente da imagem tradicional apresentada pelas leituras predominantes. Costica Bradatan procura identificar as principais fontes históricas – a tradição platônica, as tradições teológicas dos Padres da Igreja e da escolástica medieval, o Liber Mundi, o conhecimento arquetípico, a alquimia, a busca do “paraíso terrestre”, o utopismo, o catarismo – que contribuiriam para a formação do pensamento filosófico de Berkeley. A nova imagem que este livro nos apresenta é a de um pensador profundamente mergulhado nas antigas tradições religiosas, espirituais e filosóficas, uma imagem mais completa e mais confiável de George Berkeley e de seu lugar na história do pensamento filosófico.

Sobre o autor:  Costica Bradatan é Professor na área de Humanidades no Honors College da Universidade Texas Tech, nos Estados Unidos, e pesquisador honorário de Filosofia na Universidade de Queensland, na Australia. Autor de diversos de livros, seus trabalhos já foram traduzidos para vários idiomas, dentre os quais: Morrer por ideias, os filósofos e suas vidas perigosas. Tradução de Bruno Gambarotto. São Paulo: Grua Livros, 2020.

Capa da edição original.

Título original: The Other Bishop Berkeley: An Exercise in Reenchantment