Franciele Bete Petry

Profa. Dra. Franciele Bete Petry

Formação acadêmica: Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), com doutorado sanduíche CAPES-DAAD pela Johann Wolfgang Goethe Universität em Frankfurt am Main, Alemanha, e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Realizou Estágio Pós-Doutoral entre 2015 e 2016 na University College Dublin, Irlanda. É professora Adjunta na área de Filosofia da Educação do Departamento do Departamento de Filosofia da UFSC.

Currículo Lattes / Versão em PDF, 2017

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Publicações

* Educação, política e transformação social: contribuições a partir da Teoria Crítica. Revista Dialectus, v. 10, p. 91-114, 2017. (co-autoria com Stefan Fornos Klein).

* Razão, filosofia e formação em Max Horkheimer. Cadernos de Filosofia Alemã, v. 22, p. 77-91, 2017.

* Docência, experiência intelectual, formação: Theodor W. Adorno como professor. Educação em revista, v. 33, p. 1-19, 2017. (Co-autoria com A. F. Vaz).

* Experiência e formação em Theodor W. Adorno. Educação e Filosofia, v. 29, p. 455-488, 2015.

* Experiência estética em Theodor W. Adorno: diálogos com a Arte-educação. Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas, v. 25, p. 7-17, 2015.

* Experiência e vida danificada: Walter Benjamin, Theodor W. Adorno. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online), v. 9, p. 109-130, 2014. (co-autoria de J. Bassani e A. F. Vaz).

* Theodor W. Adorno: imagens do feminino nas Minima Moralia. Ethic@, v. 13, p. 339-362, 2014.

* Belo natural e reconciliação: reflexões a partir da estética de Theodor W. Adorno. Artefilosofia, v. 17, p. 145-156, 2014.

* A relação dialética entre arte e sociedade em Theodor W. Adorno. Revista Veritas, v. 59, p. 388-406, 2014.

* O conceito de razão nos escritos de Max Horkheimer. Cadernos de Filosofia Alemã, v. 22, p. 31-48, 2013.

* Undine parte: crítica da cultura, do poder e da linguagem. Contingentia, v. 4, p. 11-21, 2009.

* Ondina: a eternidade e a efemeridade do amor. Mafuá (Florianópolis), v. 6, p., 2008.

* O papel da virtude na ética kantiana. Ethic@, v. 6, p. 57-73, 2007.

* Sobre a diferença entre morte e suicídio em Schopenhauer. Controvérsia (UNISINOS), v. 2, p. 5, 2006.

* Princípios ou Virtudes na Bioética?. Controvérsia, São Leopoldo, RS , v. 1, p. 1-10, 2005.

* Princípios de Ética Biomédica (Resenha). Ethic@, Florianópolis, v. 3 n.1, p. 87-92, 2004.

 

Capítulos de livros publicados

* Experiência do pensamento: revisitando o tema da Educação em Theodor W. Adorno. In: Ari Fernando Maia; Antônio Álvaro Soares Zuin; Luiz Antônio Nabuco Lastória. (Org.). Teoria Crítica da Cultura Digital: aspectos educacionais e psicológicos. 1ed. São Paulo: Nankin, 2015, v. , p. 129-143. (co-autoria com A. F. Vaz)

* A racionalidade estética em Adorno como possibilidade de superação da crítica à razão instrumental. In: Charles Feldhaus; Delamar José Volpato Dutra. (Org.). Habermas e Interlocuções. 1ed. São Paulo: Sociedade Brasileira de Psicanálise Winnicottiana Ltda, 2012, v. , p. 83-101.

* As diferenças na formação do poder civil em J. Locke e em Jean-Jacques Rousseau. In: Oto João Petry; Ruth H. C. Almeida; José Alex S. Santos. (Org.). O Estado brasileiro contemporâneo e o reordenamento das políticas públicas. Macapá: Seama, 2006, v. , p. 27-36.