Livro [Tradução]: Friedrich Nietzsche; Diego Kosbiau Trevisan. O Anticristo: maldição ao Cristianismo, 2020

O anticristo, de Nietzsche, discorre sobre a natureza da religião cristã e sobre a concepção de mundo e do homem dela decorrente. A aparente crítica de Nietzsche contra o cristianismo é, na verdade, uma crítica à “maldição original” editada pelo cristianismo. É uma “negação da negação” do homem; portanto, uma afirmação daquilo que o cristianismo historicamente negou. O anticristo de Dostoiévski parece ser mais fundamental, para Nietzsche, do que o de Schopenhauer, pois não é tanto uma visão naturalista do mundo, uma verdade, quanto uma verdadeira práxis filosófica, ancorada na hierarquia e fiel ao sentido da Terra, que Nietzsche irá reabilitar revertendo o valor de todos os valores. O anticristo não defende uma simples Weltanschauung, mas afirma a superioridade do reino terrestre sobre um pretenso reino ideal e traça um caminho para outra forma de cultura.

Sobre o Autor: Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu em 1884. Aluno brilhante, dotado de sólida formação clássica, sofreu forte influência da filosofia de Schopenhauer. Foi nomeado, aos 25 anos, professor de Filologia na Universidade de Basileia, onde aprofundou-se no pensamento grego antigo. Durante toda sua vida tentou explicar o insucesso de sua literatura, chegando à conclusão de que nascera póstumo, para os leitores do porvir. Sensível às profundas mudanças que ocorriam no século XIX, Nietzsche foi um dos primeiros pensadores a apontar a existência de um lado sombrio da Modernidade, disfarçado geralmente sob uma aura de progresso científico e avanço tecnológico.

Tradução: Diego Kosbiau Trevisan

Editora Vozes; 1ª edição (2020)

ISBN-10 ‏ : ‎ 8532663222

ISBN-13 ‏ : ‎ 978-8532663221