Livro [Tradução]: Brainstorms: Ensaios Filosóficos sobre a Mente e a Psicologia, de Daniel C. Dennett, 2006

Brainstorms: Ensaios Filosóficos sobre a Mente e a Psicologia, de Daniel C. Dennet.  Esta obra aborda a dinâmica da consciência, da percepção e da compreensão dos eventos mentais em sua característica central relacionada à intencionalidade. Sua análise da concepção de pessoa – aquela que temos de nós mesmos, ordinariamente, na condição de seres racionais, livres e responsáveis – situa-se no contexto da pesquisa neurocientífica contemporânea, propondo temas para a ética, no que diz respeito à relação homem-máquina e ao livre-arbítrio. O autor incorpora a estratégia explicativa de elaboração de modelos cognitivistas e de experimentos de pensamento, na forma de histórias ilustrativas, para elucidar questões sobre a natureza das crenças, dos desejos e de vários tipos de experiências mentais.

Daniel C. Dennett é professor de filosofia e diretor do Centro de Estudos Cognitivos da Universidade de Tufts (EUA). Foi orientando de Gilbert Ryle, tendo desenvolvido seu PhD na Universidade de Oxford em 1965. Tem-se destacado como um dos mais importantes filósofos da mente, sobretudo por seu estilo criativo na abordagem de problemas extremamente complextos sobre a natureza da mente.

# Traduções