Livro [Tradução]: A concepção semântica da verdade. Textos clássicos de Alfred Tarski, 2007

Este volume reúne os mais importantes artigos de Alfred Tarski, que formula claramente o problema que deseja resolver: apresentar uma definição materialmente adequada e formalmente correta da expressão ‘sentença verdadeira’, o que já constitui uma reformulação bastante particular do problema da verdade, e especifica as condições nas quais tal problema pode receber uma solução, isto é, as noções fundamentais da teoria, como o famoso esquema T, e as especificidades da linguagem formal para a qual é possível tal definição de sentença verdadeira. Após especificar a linguagem do cálculo de classes, o autor apresenta sua definição de sentença verdadeira para essa linguagem formalizada, discute o conceito de sentença verdadeira para linguagens de ordem finita e infinita, com extensos comentários, mas também com demonstrações que requerem conhecimento de lógica clássica.

  • Tradução pelos professores do Departamento de Filosofia da UFSC: Celso Reni Braida,  Luiz Henrique de Araújo Dutra, Cezar A. Mortari
  • + Jesus de Paula Assis.
  • Editora da UNESP
  • Ano: 2007
  • Páginas: 256
  • Edição: 1
  • ISBN: 9788571397361

Alfred Tarski é considerado, ao lado de Aristóteles, Frege e Gödel, um dos maiores lógicos de todos os tempos. Nascido em 1901, na Polônia, recebeu o título de doutor em lógica em 1924 e, no ano seguinte, tornou-se professor de lógica e matemática na Universidade de Varsóvia. De 1945 até 1983, ano de sua morte, trabalhou em Berkeley, tendo desenvolvido trabalhos fundamentais nos campos da álgebra geral, algebrização da lógica e da metamatemática, axiomatização da álgebra e da geometria, teoria da mensuração, teoria dos conjuntos, metamatemática e fundamentação da semântica.

Contra-capa:


# Traduções