Livro: Iniciação à Hermenêutica: das ações aos sentidos, 2021

Este livro foi escrito para servir de introdução aos estudos hermenêuticos para um público amplo. A ideia diretriz foi a de apresentar os conceitos e teorias que estruturam o paradigma do pensamento hermenêutico a partir de experiências cotidianas e comuns. Nessa estratégia vai embutida a tese de que os termos teóricos são abstrações por sobre práticas e experiências concretas de indivíduos e comunidades. No caso dos termos hermenêuticos básicos, como “sentido”, “expressão”, “significação”, “interpretação” e “compreensão” isso é tanto evidente quanto problemático, pois torna-se difícil apreender os conceitos teóricos que essas palavras designam em cada teoria hermenêutica sem confundi-los com as noções não teóricas a elas associadas no seu emprego cotidiano e vivo da língua. Para eliminar esta ambiguidade, em cada lição, recorreu-se a um conjunto de ações básicas a partir das quais o sentido das palavras torna-se claro. Pois, o sentido e o significado enraízam-se nas práticas e ações de uma comunidade de interagentes ativos e interativos. Ali onde o fenômeno do sentido e do significado tem lugar, ali é um campo de ações e interações de agentes interativos e interagentes. Apreender e compreender um sentido e um significado é apreender a agir e a interagir: fazer sentido equivale a habilitar a agir, e habilitar a agir implica dar sentido.

Celso. R. Braida

Iniciação à Hermenêutica: das ações aos sentidos. Guarapuava: Apolodoro Virtual Edições, 2021, 160 p.

ISBN 978-65-00-23143-4 (digital)
ISBN 978-65-88619-15-5 (físico)