Livro: Celso R. Braida – Atos e artefatos, além do estético e do semântico, 2022

As obras de arte e de técnica não pertencem a uma única categoria e também não a uma única história. Tal como as línguas, há uma diversidade de artes e de técnicas e uma pluralidade de histórias e ramificações. Uma vez que as artes e as técnicas estão na base da instauração do mundo, o pluralismo ontológico incide sobre o próprio ser humano. As artes e as técnicas são formas de ação e de agenciamento; as obras são agentes desencadeadores de efeitos; as ações artísticas e técnicas são interagenciamentos performativos pelos quais mundos são instaurados nos quais os próprios agentes se constituem na sua forma de existência e modo de ser. Além de efeitos estéticos e semânticos, formais e materiais, as artes e as técnicas, enquanto atos e artefatos, instauram efeitos de realidade e assim têm eficácia antropológica e ontológica.

“Este livro complementa a abordagem teórica exposta no meu livro anterior, Sentido e Significatividade (2021), sendo o resultado dos projetos de pesquisa “O problema da caracterização ontológica dos artefatos tecnológicos e artísticos” e “Ontologia dos artefatos: agência, performatividade e condição artefatual”, desenvolvidos entre 2015 e 2022, primeiramente apresentado nos cursos de Filosofia da Arte e de Ontologia e Filosofia da Arte, ministrados nos cursos de graduação e pós-graduação em filosofia da UFSC.”

Celso R. Braida

Apolodoro Virtal Edições, 2022

​​Clique aqui para ler na Plataforma ISSUU.