Livro: Carolina de Souza Noto. A recusa do transcendental: um estudo sobre a filosofia crítica de Foucault, 2018

Carolina Noto apresenta neste livro uma unidade sistemática no pensamento filosófico de Michel Foucault. Para a autora, desde os escritos arqueológicos da década de 60 até as últimas considerações, arqueológicas e genealógicas, sobre a ética e a subjetividade, Foucault faz um tipo de reflexão filosófica que concilia uma discussão sobre a linguagem e outra sobre o homem.
Mas essa conciliação não significa nem um retorno à antropologia nos moldes daquilo que o filósofo chama de “analítica da finitude”, nem um apelo a uma reflexão formal e pura sobre a linguagem. Não se trata de uma reflexão sobre as condições de possibilidade da linguagem em geral, nem sobre as condições de possibilidade ontológicas do homem em geral.
Assim, é justamente a recusa do transcendental, recusa não de sua existência, mas recusa enquanto objeto pertinente a ser conhecido, que marca a singularidade de Foucault tanto em relação à filosofia francesa que lhe precedeu (fenomenologia) quanto em relação àquela que lhe é contemporânea (estruturalismo).

Carolina de Souza Noto, professora adjunta do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina na área de Filosofia Contemporânea, realizou pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo que resultou na pesquisa A psicanálise para Foucault: ontologia e hermenêutica? Este livro deriva de seu doutoramento, indicado como a melhor tese defendida em 2014 no Departamento de Filosofia da USP.

Carolina de Souza Noto

Editora Annablume: São Paulo, 2018