Leo Afonso Staudt
Prof. Dr. Leo Afonso Staudt. Possui graduação em Filosofia pela Fac de Filosofia N S da Imaculada Conceição (1977) , mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004) . Atualmente é Professor da Universidade Federal de Santa Catarina.
Área de Conhecimento: Filosofia Moderna e Contemporânea; Filosofia da Educação.
Memorial de Atividades Acadêmicas (2015)
Publicações
1. STAUDT, L. A.. Da metafísica do belo à arte como mercadoria: Schopenhauer e a indústria cultural. Ethic@ (UFSC), v. 11, p. 199-210, 2012.
2. STAUDT, L. A.. O significado moral das ações como negação da vontade, para Arthur Schopenhauer. Revista de Filosofia: Aurora (PUCPR. Impresso), v. 19, p. 1, 2007.
3. STAUDT, L. A.. A descrição do fenômeno moral em Schopenhauer e Tugendhat.. Ethic@ – Revista Internacional de Filosofia Moral, Florianópolis/Br, v. 3, n.n.2, p. 163-176, 2004.
4. STAUDT, L. A.. Teilhard de Chardin e o Pensamento Católico Brasileiro. Estudos Leopoldenses. Série História (Cessou em 2006. Cont. ISSN 1519-3861 História Unisinos), v. 18, p. 125-136, 1982.
5. STAUDT, L. A.. A crítica da filosofia no Brasil em Sílvio Romero. Veritas (Porto Alegre), v. 100, p. 404-407, 1980.
Livros publicados/organizados ou edições
1. STAUDT, L. A.. Ética e Filosofia Política. 1. ed. Florianópolis: Departamento de Ciências Contábeis/UFSC, 2012.
2. STAUDT, L. A.. Ética e Filosofia Política. Florianópolis: EAD/UFSC, 2009.
Capítulos de livros publicados
1. STAUDT, L. A.. Alegoria religiosa e a alegora na filosofia de Schopenhauer. In: Ruy de Carvalho; Gustavo Costa; Thiago Mota. (Org.). NIETZSCHE – SCHOPENHAUER: metafísicae significação moral do mundo. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2014, v. , p. 227-248.
2. STAUDT, L. A.. Ética em Schopenhauer. In: Pavão, A.; Feldhaus, C.: Weber, J.F. (Org.). Schopenhauer: metafísica e ética. 1ed.São Paulo: DWW ediotrial, 2014, v. , p. 35-58.
3. STAUDT, L. A.. Da metafísica do belo à arte como mercadoria: Schopenhauer e a indústria cultural. In: Braida, C.; Drucker, C.; Barboza, J. (Org.). café filosófico. 1ed.Florianópolis: editora UFSC, 2014, v. , p. 153-168.