Grupo de Estudos de Filosofias Africanas – GREFA

07/08/2023 14:59

O Grupo de Estudos de Filosofias Africanas (GREFA) é uma entidade acadêmica criada no âmbito do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC em 2023, com a finalidade de preparar, apoiar e ampliar a ação da disciplina de Filosofias Africanas, optativa do Curso de Graduação em Filosofia. Além da orientação do estudo coletivo e individual de autores e temas, conforme programa abaixo discriminado, as tarefas imediatas do grupo consistem em dar continuidade aos acervos já começados: arquivo (pastas) de filósofos, com cerca de cem bio-bibliografias introdutórias, incluindo trinta de autores de língua portuguesa; um guia de filósofos, por idioma e região, com lista por ordem alfabética; antologia de textos; bibliografia em língua portuguesa; conjunto de comentários que acompanham o desenrolar do programa; e o estabelecimento de contatos e parcerias com grupos afins tanto da UFSC como de outras universidades.

O Grupo é aberto a todos os alunos, professores e funcionários da UFSC. A fim de acertar dias e horários de encontros (quinzenais) solicita-se aos interessados que entrem em contato com o coordenador do grupo – ou – e divulguem este convite. No primeiro encontro definiremos os procedimentos do trabalho.

João Lupi Departamento de Filosofia e Programa do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas CFH

Programa preliminar do Grupo e da Disciplina (aceitam-se sugestões)

– O que significa africano, e filosofia, no contexto da disciplina.

–  Filosofia Bantu de Placide Tempels, as etnofilosofias e sua crítica.

– Lógicas, “pré-lógicas” e epistemologia.

– Religião e filosofia: o ponto de encontro entre as religiões tradicionais, o islamismo e o cristianismo; messianismos, profetismos e repúdio à feitiçaria.

– Filosofias políticas da descolonização.

– O papel das lideranças políticas na formação das mentalidades africanas: Amílcar Cabral, Agostinho Neto e Eduardo Mondlane.

– Decolonização cultural e filosofias africanas

– Panorama das filosofias africanas com destaque para Severino Ngoenha, Leopoldo Senghor, Kwasi Wiredu, Achille Mbembe, Souleymane Diagne, Odera Oruka, Alexis Kagame, Cheik Anta Diop, Oyèrónké Oyêwúmí,

– Relação das filosofias africanas com a filosofia ocidental: dependências e diferenças.

– Doutrinas políticas e problemas atuais da construção do Estado e da Nação.

– Discussão do projeto eco-político da construção da Grande Muralha Verde no Saara.

– Gênero, feminismo e ginismo nas culturas e nas famílias – estatuto e modificações atuais: a literatura de Chimamanda Ngozi Adiche.

– Metafísica, noção de pessoa, e ética na formação das novas vivências africanas.

– Música, literatura e filosofia – Pepetela e Mia Couto.