Lançamento de tradução: G. W. Leibniz, Escritos de Metafísica, 2022
Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) é um dos três grandes filósofos racionalistas modernos antes de Immanuel Kant, ao lado de Descartes e de Spinoza. Publicou em vida os Ensaios de teodiceia e outros trabalhos nos campos da matemática, física e metafísica. Postumamente, foram publicados seus Novos ensaios sobre o entendimento humano, livro no qual ele rebate as ideias de John Locke. Os quatro textos desta coletânea, dos quais apenas o artigo Novo sistema apareceu enquanto o filósofo vivia, apresentam a evolução de suas ideias metafísicas a respeito da constituição do universo, especialmente sua noção de mônada ou substância simples.
Em sua introdução a estes quatro textos de metafísica de Leibniz, em novas traduções, Luiz Henrique Dutra procura mostrar o apelo que as ideias ontológicas de Leibniz ainda podem ter para a metafísica, mesmo que para o ambiente intelectual de hoje determinados aspectos da teoria desse filósofo moderno não sejam aceitáveis. As duas noções mais importantes destacadas pelo comentador são o perspectivismo e que a mente humana não pode ser reduzida a suas condições de base materiais.
G. W. Leibniz
Escritos de Metafísica.
Seleção, tradução, notas e introdução de Luiz Henrique de Araújo Dutra
Ribeirão Preto, SP: Agrya, 2022.
135 páginas. Edição impressa e eletrônica. ISBN: 978-65-995121-6-2 (impresso). / ISBN: 978-65-995121-7-9 (ebook).
Coletânea com 4 textos de G. W. Leibniz em novas traduções: – Discurso de metafísica (1686); – Novo sistema da natureza e da comunicação das substâncias, assim como da união que há entre a alma e o corpo (1695); – Princípios da natureza e da graça fundamentados na razão (1714); – Monadologia (1714)