Alexandre Meyer Luz

Prof. Dr.  Alexandre Meyer Luz

Formação acadêmica: Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003), atualmente professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Tem como área de pesquisa questões de Epistemologia Contemporânea e desenvolve atualmente o projeto de pesquisa “O Ceticismo Como Problema Epistemológico e as Propostas de Solução Internalistas e Externalistas”, com financiamento do CNPq. É um dos membros fundadores do Grupo de Estudos sobre o Conhecimento e a Ciência (GE2C). Orientou trabalhos em nível de pós-graduação e graduação e participou de bancas de avaliação de concursos públicos e de avaliação de trabalhos de graduação e pós-graduação (especialização e doutoramento). Organizou eventos de natureza científica e publicou ensaios científicos na área de epistemologia. Trabalhou como editor de revistas e como parecerista ad hoc.

Área do Conhecimento:  Epistemologia Contemporânea.

Curriculum Lattes / Versão em PDF, 2016

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Atendimento:Local: Sala 14, Departamento de Filosofia –  CFH

Publicações

* Desafios Céticos e o Debate Internalismo Externalismo em Epistemologia. Veritas (Porto Alegre), v. 54, p. 74-95, 2009.

* O que é o “Conhecimento”?. Revista da FAPESE de Pesquisa e Extensão, v. 2, p. 37-52, 2007.

* Justificação, confiabilismo e vitude intelectual. Veritas (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 50, n.4, p. 191-218, 2005.

* George Berkeley: Empirismo, Ciência, e Metafísica. Revista da FEBE, Brusque, SC, v. 7, p. 117-126, 2002.

* Conhecimento e Construção Social: em defesa de uma abordagem consercadora para a epistemologia e a educação. Contrapontos (UNIVALI), Itajaí, v. I, n.3, p. 71-94, 2001.(em co-autoria com Marcos Rodrigues da Silva).

 

  O que NÓS conhecemos?: ensaios em epistemologia social e individual. 1. ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2015. v. 1. 289p . (Co-organizador: Felipe de Matos Müller)

 

 

Conhecimento e justificação: problemas de epistemologia contemporânea. 1. ed. Pelotas: NEPFil online, 2013. v. 1. 278p .